Estude Marketing Digital e Fique por Dentro das Tendências de Mercado

O ano de 2022 está no fim e chegou a hora de começar a planejar o próximo ano. Em um mundo corporativo cada vez mais concorrido é fundamental juntar a equipe de marketing para uma reunião de panejamento 2023. As empresas precisam estar por dentro das principais tendências de marketing digital. 

A todo momento surgem novas tecnologias, novas ferramentas, novas leis e novas estratégias de divulgação. Assim, o mercado deve se adaptar com frequência de acordo com a resposta do consumidor, que também muda do dia para a noite.

Por isso, é muito importante ser um profissional que está atento a qualquer movimento do mercado digital, sempre estudando e buscando ingressar a empresa nas novas tendências. Se você ainda não sabe o que 2023 reserva para o marketing digital, conheça agora as principais apostas para a área. 

 

Diversidade e inclusão no Marketing

Chegamos em um momento que deixar de lado a diversidade, acessibilidade e responsabilidade social tornou-se algo extremamente “fora de moda”. O marketing precisa ser inclusivo em todas as suas vertentes, o consumidor passou a exigir que marcas se posicionem e assumam um compromisso com a sociedade. 

A marca pode fazer isso através de coisas básicas, mas muito importantes: 

  • Legendar os vídeos divulgados nas plataformas, tanto TikTok, Reels no Instagram ou Youtube. Isso faz com que eles possam ser vistos e entendidos por um número maior de pessoas. 
  • Criar campanhas inclusivas que abranjam mais a pessoa real, de diferentes etnias, origens, cores, gêneros e orientações sexuais. Incluir a maioria dento do quadro de funcionários da empresa, nada melhor que uma pessoa que entende o papel da inclusão, para ajudar no desenvolvimento destas campanhas. 
  • Posicionar e mostrar interesse e ações ambientais, o mundo precisa de empresas com responsabilidade social que mostram para a população como o meio ambiente é importante para a vida. Isso não deve refletir apenas em campanhas, mas sim em como a empresa se comporta diante do meio ambiente.  

Uma empresa inclusiva e com responsabilidade social conquista consumidores e grandes defensores. 

 

Coleta de dados inteligentes

coleta de dados no marketing digital é uma atividade que visa a captação de importantes conteúdos sobre o público. Essa é uma prática voltada para analisar comportamentos e preferências, permitindo desenvolver campanhas mais efetivas.

Por mais que as estratégias atuais de coleta de dados ainda funcionem satisfatoriamente, as mudanças no comportamento do usuário de internet criam novas oportunidades todos os dias, e para alcançar essa mudança gastando menos é necessário ser criativo em suas ações de marketing. 

A criatividade precisa cativar o usuário, apresentando assim uma melhora na experiência e uma redução dos custos com a coleta de dados.  

 

E-mail Marketing

Essa é uma estratégia antiga, mas que nunca sai de moda, pode vir a tecnologia que for, ela ainda será uma tendência para o ano de 2023. Existem 2 simples razões que comprovam a importância dessa estratégia:

  • Ninguém deixou de usar e-mail, é lá que você recebe inúmeros comunicados. Todos os dias as pessoas checam e-mails para verificar se receberam alguma fatura importe, algum contrato ou até mesmo algum e-mail marketing. Um meio de comunicação muito importante atualmente.
  • Nas redes sociais o alcance da sua publicação é cada vez menor, os filtros criados pelo algoritmo dificultam que todas as pessoas que te seguem vejam a suas publicações, fazendo com que assim ela atinja cada vez menos o público alvo.  

Um bom relacionamento por e-mail com a sua audiência resultará em grandes resultados. 

 

Marketing com influenciadores

Uma tendência que vem crescendo e evoluindo a cada ano que passa, a previsão é que esse mercado receba em 2023 R$16 bilhões em investimento. Uma vez que o alcance orgânico está cada dia mais baixo, as empresas precisam pagar para se destacar. A estratégia com influenciadores pode geral um melhor resultado por um menor custo.  

 

Curso de Analista de Marketing da Microlins 

Ser um profissional de marketing é muito mais do que ser uma pessoa criativa. É necessário analisar números, ter conhecimento em vendas, elaborar eventos e ser comunicativo. O curso de Analista de Marketing da Microlins te qualificará para esses desafios da área e proporcionará um conhecimento para se destacar perante ao mercado de trabalho. 


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