Curso de Graduação: Técnico, Tecnólogo e Bacharel?

É comum surgir dúvidas quando falamos dos diferentes níveis dos cursos de graduação, pensando nas diversas questões que esse assunto envolve, resolvemos esclarecer tudo para facilitar sua escolha na hora de decidir a melhor opção para o seu momento atual.

Técnico, tecnólogo e bacharel são formações diferentes e é importante entender as particularidades de cada uma antes de fazer a sua escolha.

 

Técnico e tecnólogo é a mesma coisa?

Vamos começar pela dúvida mais frequente, os cursos técnicos e tecnológicos são a mesma coisa? 

É muito comum que as pessoas se confundam quando escutarem esses termos, afinal, os nomes se parecem, mas não são a mesma coisa, começando pelo nível de formação.

O técnico não conta como nível superior, mas o tecnológico sim. Com o tecnólogo você pode, inclusive, seguir para uma pós-graduação ao concluir o curso.

 

Quanto às exigências para ingresso, os cursos técnicos podem ou não exigir o ensino médio completo, isso vai mudar de acordo com a instituição ou o tipo de curso, mas independente dos pré-requisitos, os cursos técnicos, numa escala de formação, estão entre o ensino médio e o ensino superior. 

No tecnólogo, o estudante precisa, obrigatoriamente estar formado no ensino médio para ingressar no curso e passar por processos seletivos como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. 

 

Ambos têm aulas teóricas que intercalam com muita aula prática, inclusive estágios em empresas. Isso porque tanto o técnico quanto o tecnólogo desenvolvem habilidades específicas em suas formações, sendo o primeiro mais focado em cargos operacionais e o segundo para cargos de supervisão, coordenação e gestão.

 

Se tecnólogo tem nível superior qual a diferença para o bacharel?

Agora que você entendeu que técnico e tecnólogo têm níveis de formação diferentes, pode estar se perguntando qual a diferença entre tecnólogo e bacharel. E acredite, essa também é uma dúvida comum porque ambos diplomam o profissional com nível superior.

No caso do bacharel, o conhecimento é aprofundado em diversos temas e ele se torna um especialista em profissões específicas como psicólogo, advogado, pedagogo, engenheiro, etc. Bacharelados podem ser profissionais liberais, atuar em órgãos do governo, empresas ou se tornar pesquisadores e cientistas.

 

Já o tecnólogo terá uma formação mais específica, com foco em habilidades que atenderão um determinado segmento do mercado de trabalho.

 

Como escolher a melhor opção?

Ciente das opções que você tem é hora de escolher a que esteja mais alinhada com seus objetivos. Pensando em facilitar esse processo, listamos abaixo algumas observações que você pode levar em consideração na hora de escolher.

 

Vamos lá:

  • Avalie qual é o seu foco profissional e busque pessoas que estejam formadas na área de seu interesse para conversar sobre suas possibilidades;
  • Caso esteja buscando uma rápida inserção no mercado de trabalho, os cursos técnicos são mais indicados;
  • Se já escolheu a área em que deseja atuar e tem disponibilidade para se dedicar aos estudos por alguns anos, avalie iniciar um bacharelado, com ele você terá uma formação mais aprofundada e ampla;
  • Um curso tecnológico pode ajudar no seu crescimento profissional e facilitar no alcance de cargos mais altos;
  • Pode acontecer de alguns concursos não aceitarem o diploma de tecnólogo, então esteja atento se sua área pede o diploma de bacharel antes de fazer uma escolha.

 

Pensando em estudar? Conheça nossas múltiplas opções de cursos profissionalizantes, técnicos e de graduação. Acesse nossa página de cursos e encontre a opção que mais atende às suas necessidades.


faculdade-microlins