Gestão de conflitos: o que é e como fazer
A gestão de conflitos é uma necessidade cada vez mais presente nas organizações. Por meio dela, você se qualifica para a liderança das organizações, além de conseguir melhorar sua postura na hora de trabalhar em equipe. Esse tipo de habilidade pode ajudar a conseguir o primeiro emprego e fazer com que você se destaque dentro da empresa.
Para entender como fazer uma boa gestão, vale a pena buscar conhecimentos que esclareçam quais são as melhores práticas para isso. Se você pretende trabalhar com marketing, comunicação, TI, administração, relacionamento com o cliente e demais áreas, continue a leitura e acompanhe as nossas recomendações sobre como se qualificar!
O que é gestão de conflitos?
A gestão de conflito nada mais é que a capacidade de gerenciar uma situação na qual há divergências entre duas ou mais pessoas. As diferentes opiniões precisam ser respeitadas, mas, em algumas ocasiões, pode piorar o clima e o dia a dia de trabalho.
Nesse sentido, a gestão de conflitos nas organizações é uma habilidade muito buscada pelas empresas em pessoas com perfil de liderança. Por isso, conhecer o tema mais profundamente e investir em um curso profissionalizante sobre ele é uma ótima alternativa para a sua carreira.
Em capacitações voltadas para essa área, você pode aprender um conjunto de ações para melhorar sua compreensão dos pontos de vista diversos. Com isso, consegue saber como gerenciar situações difíceis.
Qual a importância da gestão de conflitos nas organizações?
Além de compreender o que é gestão de conflitos, vale aprender mais sobre a importância desse conceito. Um dos motivos pelo qual ele é relevante é devido ao potencial de manter o ambiente de trabalho saudável.
Ele também pode ajudar a manter a estabilidade emocional de todos os envolvidos nas atividades cotidianas do negócio. Isso sem contar que ajuda a fortalecer a cultura da empresa e a garantir uma boa imagem diante do mercado.
Adquirir essa habilidade pode ser importante para você em diversos caminhos disponíveis para a sua carreira. Tudo isso é válido desde o empreendedorismo individual até mesmo em cargos de liderança em organizações que permitem a construção de uma carreira.
Como funciona a gestão de conflitos?
O funcionamento da gestão de conflitos pode envolver diferentes etapas. Entender cada uma delas garantirá que você saiba agir nas situações mais distintas para resolver qualquer problema que ocorra. Descrevemos mais sobre cada fase nos tópicos abaixo.
Apuração dos fatos
Para conseguir gerenciar as confusões que acontecem no dia a dia, é preciso entender tudo o que ocorreu. Por isso, é necessário observar os fatos ao entorno do acontecido, como as partes envolvidas se portaram e a natureza da confusão. Assim, fica mais fácil começar a entender o caso.
Começo da negociação
É preciso que as partes cedam um pouco para chegarem a um acordo e seja possível resolver o conflito. Portanto, é relevante desenvolver habilidades de negociação para essa segunda parte. Um bom curso pode ajudar com esse aprendizado.
Resolução do conflito
Caso a negociação seja bem-desenvolvida, você tende a ter o conflito resolvido. Essa fase pode envolver acordos e regras para manter o bom convívio no dia a dia da organização. Após isso, vale começar a acompanhar mais de perto os envolvidos para garantir harmonia no cotidiano do negócio.
Essas fases são passíveis de aprendizado ao investir em estudos sobre gestão de pessoas. Tal habilidade é muito bem reconhecida pelo mercado de trabalho e uma qualificação no currículo pode abrir portas.
Como fazer uma boa gestão de conflitos?
Existem diversas práticas que facilitam a gestão de conflitos nas empresas. Muitas delas são derivadas de conhecimentos que líderes acumularam ao longo do tempo. Veja, a seguir, quais práticas adotar.
Tenha uma comunicação clara
Muitos dos problemas que podem surgir na empresa estão ligados a problemas na comunicação entre os colegas. Por isso, ao ingressar em uma determinada corporação, não tenha medo de perguntar ou esclarecer suas principais dúvidas sobre as atividades do dia a dia.
Não perca a calma
Em situações de conflito as pessoas tendem a ficar mais emotivas e a conversa pode sair de controle. Nesses casos, é importante evitar uma postura defensiva e incentivar a comunicação com os colegas. Também vale destacar que no início de sua carreira é normal sentir insegurança, portanto, respire fundo para colaborar com seus companheiros de equipe durante qualquer situação dessa natureza.
Conte com a empatia
Nos momentos de estresse, muitas pessoas costumam agir de maneira impulsiva e, até mesmo, agressiva. Nesse caso, é importante demonstrar empatia diante da situação que se apresenta. Tente se colocar na perspectiva de quem está do outro lado, acolhendo de maneira generosa quem aparenta instabilidade. O mais importante é preservar a harmonia diante dessas situações.
Seja flexível
Para gerenciar situações delicadas, é necessário comprometimento e uma boa capacidade de adaptabilidade para alcançar uma solução que funcione para todos. Claro que existem limites do que cabe a você para resolver tal situação. Contudo, vale a pena apresentar alternativas para todos, listando o que pode ou não ser feito para remediar os conflitos emergentes.
Invista em uma boa qualificação
Lidar com conflitos não é uma tarefa simples e exige muita delicadeza de ambas as partes. Por isso, vale a pena optar por uma formação que reúna os principais conhecimentos que contribuem para melhorar a comunicação de uma equipe e remediar discussões.
Com o intuito de colaborar com sua preparação para o mercado de trabalho, a Microlins organizou e disponibilizou gratuitamente o curso de Estratégias de Sucesso para lidar com Conflitos. Por meio dele, você pode conhecer quais as principais ferramentas para mediar situações desgastantes.
Essa formação permite se preparar para assumir cargos de liderança, colaboração em projetos que envolvem uma grande equipe e até mesmo para que deseja se destacar na administração de pessoas.
Entender quais técnicas podem colaborar com a gestão de conflitos permite que você saiba como lidar com situações de crise. Tal habilidade permite se destacar no mercado de trabalho, melhora seu currículo e aumenta as chances de encontrar uma oportunidade para dar os primeiros passos em sua jornada profissional.
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