Como se enturmar rápido em um novo ambiente de trabalho
Se você está começando a trabalhar em uma nova empresa agora, sabe que um dos maiores medos de quem está começando é sobre os colegas de trabalho. Essas preocupações não são infundadas, já que um convívio de 40 horas semanais não é pouca coisa, não é mesmo? Então é essencial que esse seja um ambiente agradável.
Quer saber como ter uma boa convivência dentro da empresa? Vamos ver algumas dicas que irão te ajudar a se aproximar rapidamente dos colegas:
Seja amigável
Sempre que estiver no trabalho, deixe seus problemas pessoais em casa. Quando chegar, cumprimente todos, dê “bom dia” e sorria sempre. Na hora de ir embora, se despeça também. Aos poucos, as pessoas que estavam intimidadas pela presença de alguém novo irão se abrindo mais e novas oportunidades de interação irão acontecer.
Respeite seus colegas
Provavelmente você irá conhecer uma pessoa com gostos similares aos seus e com quem você se diverte. Apesar desse momento agradável, procure ser compreensivo e respeitar a pessoa e seu tempo. Ela pode apreciar sua companhia, mas todos têm trabalho a fazer e você pode estar interrompendo o progresso dela se continuar conversando enquanto ela tenta focar em outra coisa. O ideal aqui é ser sensato.
Não participe de fofocas
é comum surgirem fofocas a respeito dos seus colegas. Porém, faça o possível para não participar ou divulgar informações sobre os outros. Esse tipo de atitude não é prejudicial apenas a você, mas também a outros que podem estar sendo alvo de acusações falsas e graves.
Seja gentil
Você não precisa fazer coisas extravagantes para ser gentil com seus colegas. Se oferecer para ajudar a terminar um documento ou comprar um pedaço de bolo para deixá-lo feliz após um dia ruim são pequenas atitudes que passam a imagem de que você se importa com eles e que podem depender de você dentro e fora do trabalho.
Siga a etiqueta
Apesar de se sentir confortável e o ambiente ser mais informal do que o habitual, não atrapalhe ninguém ao ponto de afetar a produtividade de seus colegas. Isso significa que se você precisar atender a uma ligação, fale com voz baixa enquanto estiver conversando ou procure sair de perto das pessoas que estão trabalhando. E se precisar enviar um e-mail para os colegas, sempre utilize “por favor” e “obrigada” em seus pedidos.
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