7 dicas para manter a organização no ambiente de trabalho
Você sente que seu rendimento no trabalho não está tão bom quanto gostaria? Saiba que um dos fatores que contribuem para a perda do foco e a queda na produtividade é a organização do seu espaço de trabalho. Confira agora 7 dicas para manter o ambiente organizado!
Arrume sua mesa
As mesas de trabalho podem ficar cheias de enfeites e objetos úteis para a realização das suas demandas, e para não deixar tudo amontoado em um lugar atrapalhando seu desempenho, arrume seus objetos de maneira lógica, deixando as coisas que você usa com frequência em um lugar estratégico para ter acesso fácil.
Não acumule papéis
Uma maneira de organizar sua mesa de trabalho é digitalizando documentos e deixando-os armazenados no seu computador. Assim você consegue se livrar do acúmulo de papéis que ficam ao seu redor, nos armários e nas gavetas.
Se optar por essa alternativa, lembre-se de que a organização digital também é importante, portanto tenha uma lógica quando for criar as pastas onde os documentos ficarão salvos para não perder tempo quando precisar encontrá-los.
Organize suas tarefas
Ao começar seu dia de trabalho, organize suas tarefas, coloque-as em ordem de prioridade e tente estabelecer um tempo para cumpri-las. Lembre-se de que demandas mais urgentes podem aparecer durante o dia, então organize-se para não deixar nada por fazer e perder seus prazos.
Recorra à tecnologia
Se você é o tipo de pessoa que precisa anotar todas as suas tarefas para não se perder, talvez utilizar recursos do computador possa te ajudar a se organizar. Agende suas obrigações e configure para aparecerem na sua tela enquanto você trabalha, assim você consegue administrar melhor seu tempo. Cuidado com os recursos de lembretes do celular, uma vez que você pode ficar tentado a utilizá-lo fora dos momentos adequados e atrapalhar a sua concentração durante a realização das tarefas.
Cuidado com as distrações
A falta de organização também está ligada ao seu foco, então evite as distrações, como redes sociais, conversas paralelas e outras coisas que tirem sua concentração. O tempo que se perde dando atenção a esse tipo de coisa poderia ser usado para resolver alguma demanda mais complexa.
Faça intervalos
Os intervalos durante o trabalho também são importantes; afinal, não somos máquinas, não é mesmo? As pausas são benéficas para distrair a mente, relaxar e interagir com os colegas. O momento adequado para fazer os intervalos é depois de terminar alguma tarefa, assim você se desliga do que estava fazendo, e ao iniciar uma nova demanda, você estará com a cabeça mais leve.
Lixo no lixo
Não acumule coisas inúteis! Seja um papel de bala ou um documento que você não vai mais usar, jogue-os no lixo. A sujeira causa um incômodo aos olhos e só aumenta a desorganização do seu local de trabalho. Portanto, deixe tudo limpo.
Manter-se organizado no ambiente de trabalho é fundamental para a aumentar sua concentração e produtividade. E com essas dicas, você vai conseguir se organizar melhor! No nosso blog temos outros textos sobre mercado de trabalho. Que tal conferir?
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