Primeiro emprego: conheça o programa Jovem Aprendiz
Você está cursando o ensino fundamental ou médio e já está buscando formas de como iniciar no mercado de trabalho, mas não tem idade suficiente de acordo com a lei. Então, por onde começar? Quando se procura o primeiro emprego, muitas são as dúvidas e inseguranças sobre qual caminho seguir e como conciliar estudos com trabalho.
E a melhor transição de estudante para o início da trajetória como um profissional pode ser feita pelo programa Jovem Aprendiz. Se você está pensando em aproveitar as oportunidades e se qualificar desde cedo, a Microlins explica tudo o que você precisa saber sobre o programa. Confira:
O que é o programa Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal que tem por objetivo reduzir o índice de desemprego entre os jovens do País. Além de traçar os primeiros passos de jovens que buscam qualificação e experiências profissionais, o Jovem Aprendiz também estimula o constante aprendizado do aluno durante o período escolar.
O programa é responsável por direcionar jovens para empresas públicas e privadas com contrato de no máximo dois anos, oferecendo cursos ou formação técnica durante esse período. A partir desta primeira experiência com o acompanhamento de profissionais, o jovem adquire conhecimento prévio de como o mercado de trabalho funciona e das rotinas administrativas de uma empresa.
Quais os requisitos para começar?
Não é necessário ter experiência profissional ou conhecimentos do mercado de trabalho, afinal, o aprendiz deve adquirir habilidades e desenvolver seus talentos enquanto estiver no programa e a serviço da empresa.
Para se inscrever no programa, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou médio e ter frequência nas aulas da escola. No caso de estudantes com deficiência, não há limite de idade para participar e conquistar uma vaga.
Quais os benefícios?
A jornada de trabalho é de, no máximo, 6 horas por dia para que o jovem concilie o trabalho aos estudos. O programa também oferece salário, 13º salário, direito a vale-transporte, vale-alimentação e férias. Outros benefícios também podem ser incluídos de acordo com a empresa na qual o jovem irá trabalhar.
Com esse apoio, é possível aprender novas atividades e contribuir para a renda da família. Além de todas as experiências aprendidas durante os dois anos, também há grandes possibilidades de contratação efetiva pelas próprias empresas.
Onde posso trabalhar como Jovem Aprendiz?
Empresas e órgãos como Caixa Econômica Federal, Correios, Itaú, Senai e Senac estão na lista de instituições que abrem vagas todos os anos para os estudantes interessados em ter o primeiro emprego.
Mais informações podem ser obtidas pelo site do Governo Federal.
Dicas para conseguir uma vaga
Esteja preparado
Escolha bem a empresa que se encaixa ao seu perfil para que você desempenhe tarefas em um ambiente onde gostaria de trabalhar no futuro, ser efetivado e aprender. Verifique quais documentos são necessários para se inscrever e antecipe-se, já que alguns podem demorar alguns dias para ficarem prontos. Se achar necessário, apresente também um currículo com experiências, cursos e habilidades.
Pesquise sobre a empresa
Da mesma forma que uma entrevista de emprego normal, a entrevista do jovem deve ser bem planejada. Antes de conversar com a empresa, pesquise sobre ela e a área de atuação, busque informações e demonstre seu interesse em trabalhar.
Seja profissional
Fale devagar e de modo simples, ainda que esteja nervoso e ansioso pela oportunidade. Cuidado com erros de português e cuide para não falar palavrões ou gírias. Mostre que você deseja aprender o máximo possível e colaborar com o sucesso da empresa. Preste atenção também na sua postura quando estiver com o recrutador.
A Microlins ajuda você a ser um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar e-mails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego.
Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!
Veja também: