5 hábitos que podem prejudicar sua imagem profissional
Passamos boa parte do nosso tempo no local de trabalho e, por isso, às vezes nos acostumamos com o ambiente e neutralizamos nossos comportamentos nele, principalmente quando estamos com os nossos colegas mais próximos. Não é um problema criar intimidade com algumas pessoas, mas é importante ter cautela com algumas atitudes no ambiente profissional, mesmo que a empresa seja informal. Conheça alguns hábitos que podem prejudicar sua imagem e o que deve ser evitado. Confira!
Não ser um funcionário ativo
Um sinal negativo é ser o tipo de profissional que não expõe ideias e opiniões durante as reuniões, colaborando pouco com o processo de trabalho, soluções de problemas e resultados da empresa. Funcionários que são ativos e trabalham em equipe são valorizados quando agregam ao time. Cuidado também para não tratar os colegas de maneira que eles pareçam inferiores a você ou aproveitar as ideias propostas e tomá-las como suas. Para os gestores, mostrar-se indiferente ou mais fechado pode ser um sinal de falta de vontade e prejudicar a sua imagem!
Expressões faciais negativas
Uma atitude que talvez pareça “simples” para você e até mesmo discreta pode ofender seus colegas de trabalho. Um olhar de reprovação diante de uma opinião ou uma ideia compartilhada em uma reunião pode dar a entender que o que ele fala não é levado em consideração. As expressões faciais negativas, de reprovação, podem prejudicar sua relação com a equipe. Lembre-se de que os colegas também podem te ensinar, e ouça e respeite opiniões diferentes, mesmo que você não concorde. Tenha o hábito de prestar atenção na sua linguagem corporal para controlar as emoções que você vai transmitir pela postura e pelas expressões faciais e gestuais.
Vocabulário inadequado
é claro que usar um vocabulário informal no dia a dia não é proibido. Você não precisa ser totalmente ensaiado para causar uma boa impressão. Porém, quando usamos algumas palavras, elas podem causar desconforto nos colegas de equipe e até mesmo no seu chefe. Atente em manter o profissionalismo na empresa, mesmo que seja com um colega de trabalho mais próximo. No ambiente de trabalho é necessário prestar atenção no vocabulário para que isso não cause maiores problemas.
Apenas trabalhar por dinheiro
Claro que o lado financeiro do seu trabalho é importante, mas ficar focado apenas nesse retorno que o emprego pode oferecer faz com que você perca oportunidades de aprimorar sua carreira de outra maneira e de crescer, tanto no lado profissional quanto no pessoal. Conquiste as pessoas que podem te ajudar a evoluir profissionalmente, assim você cria boas relações e garante bons aprendizados. Trabalhar deve ser prazeroso, independentemente do salário!
Causar intrigas
Não importa qual é o seu objetivo dentro da empresa, nada justifica causar intrigas ou atrapalhar o trabalho das outras pessoas, como expor erros dos outros ou tomar o mérito do trabalho realizado pelo colega, por exemplo. Isso foge dos padrões éticos e morais que são adequados ao ambiente de trabalho.
Além disso, essas atitudes serão percebidas pelos colegas, que vão se afastar de você. Inclusive, essa postura criará desconfiança no seu chefe. Evite se intrometer em assuntos que não dizem respeito a você e não estimule fofocas e intrigas. Isso não é nada profissional e tira o seu foco do trabalho, atrasando o seu crescimento na empresa, além de as pessoas perderem a confiança em contar as novidades para você.
Guarde esses maus hábitos na memória e lembre-se de não ter essas atitudes no seu emprego. é importante entender que elas podem ser obstáculos no caminho da sua vida profissional, e só você pode evitar isso! Quer mais dicas de como ter sucesso no mercado de trabalho? Veja outros posts no nosso blog:
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