Como abordar recrutadores

Como abordar recrutadores

Mulher sorridente conversando com um homem durante uma entrevista de emprego na sala de reunião de um escritório moderno, com grandes janelas ao fundo.
Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn

Conversar diretamente com recrutadores e responsáveis por empresas é visto por muita gente como um modo de fazer contatos e ganhar uma forcinha extra nas próximas entrevistas de emprego. Porém, para que isso realmente tenha sucesso, é preciso ser muito cuidadoso e não sair por aí só mandando mensagens para as pessoas. Confira nossas dicas e veja como agir da melhor maneira!

é necessário conversar?

Em primeiro lugar, considere se é necessário mesmo conversar com o recrutador. Entenda que mandar uma mensagem abruptamente para uma pessoa só porque ela é dona ou responsável pelo RH de alguma empresa pode não ser muito efetivo e soar bem invasivo. Caso não haja nenhuma conexão com o profissional, prefira seguir o processo seletivo da vaga normalmente.

Capriche no e-mail

O e-mail de candidatura para a vaga é uma boa oportunidade para estabelecer contato com o recrutador sem precisar iniciar uma conversa diretamente. Portanto, de maneira sucinta e resumida, procure se apresentar e falar um pouco mais sobre suas experiências profissionais, sua formação educacional e suas preferências de trabalho.

Expandir o networking

Conhecer recrutadores é bem diferente de mandar mensagem pedindo um emprego! Ao criar um relacionamento de fato com a pessoa, você pode estabelecer um novo contato que lembrará do seu nome quando abrir uma vaga na sua área. Por isso, preocupe-se mais em fazer novas amizades do que em exatamente se autopromover para ganhar destaque.

Escolha o local

Procure não abordar o recrutador para uma conversa em situações não relacionadas a trabalho, como na praia ou em uma festa junina. Lembre-se de que, por mais que você o conheça, é um diálogo profissional, e as pessoas não gostam muito de fazê-lo em momentos de lazer. Restrinja-se a locais e ocasiões mais abertas para tal abordagem, como congressos ou feiras de profissões.

Utilize o LinkedIn

O LinkedIn é uma boa ferramenta para estabelecer novos contatos e iniciar conversas. Mandar mensagem pode ser menos invasivo do que abordar pessoalmente, visto que a pessoa se sente mais confortável para ignorar se desejar. Porém, ainda assim tome cuidado para não mandar uma mensagem para um profissional totalmente desconhecido e deixar o clima um pouco chato.

Utilize as redes sociais

Além do contato direto via LinkedIn, é possível estabelecer um relacionamento mais sutil com as empresas do seu interesse. Siga os seus perfis nas redes sociais e comente as publicações, adicionando pontos de vista relevantes para os temas e chamando a atenção de outras pessoas que também estão por ali.

Cuidado com a linguagem

Quando estabelecer uma conversa com o recrutador, é preciso tomar muito cuidado com a linguagem. Não transforme um simples diálogo sobre a vida e os negócios em um monólogo sobre as suas qualidades. Fale numa boa e esteja disposto a introduzir outros assuntos relacionados à área em questão e ao mercado como um todo, por exemplo.

Veja outras dicas para te ajudar a se dar bem no mercado de trabalho:

Como montar um currículo para vagas de estágio

7 dicas para construir boas relações no ambiente de trabalho

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

Tags:

Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Receba artigos como este diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter gratuita.

Artigos relacionados

Continue lendo

Como fazer um currículo para o primeiro emprego: passo a passo prático

#html-body [data-pb-style=EBNXX7U]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Conseguir o primeiro emprego pode parecer um desafio — especialmente quando o medo de “não ter experiência” bate. Mas a verdade é que um bom currículo mostra mais do que tempo de serviço: ele revela atitude,

Soft Skills: o que são e 10 exemplos fundamentais para sua carreira

#html-body [data-pb-style=T3N17I8]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

As soft skills — ou habilidades comportamentais — são o grande diferencial para quem quer conquistar o primeiro emprego e crescer na carreira. Neste artigo, você vai entender o

Como montar um cronograma de estudos perfeito em 4 passos

#html-body [data-pb-style=HI844D5]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Quer organizar sua rotina e estudar de forma mais produtiva? Neste guia, você vai aprender como montar um cronograma de estudos simples, descobrir ferramentas que facilitam sua vida e ainda baixar um