Qual a diferença entre retórica e oratória?

Qual a diferença entre retórica e oratória?

Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn

No mercado de trabalho é comum nos depararmos com situações em que falar em público é necessário. Para muitas pessoas esse pode ser um momento de extremo nervosismo, mas saber falar em público exige treinamento e algumas técnicas, como desenvolver a capacidade de retórica e ter uma boa oratória. Você sabe a diferença entre estes termos? Neste post você vai entender as semelhanças e diferenças entre eles e como podem te ajudar.

Você sabe o que é retórica?

Retórica é a capacidade de falar bem e saber convencer o outro, ser eloquente. Ou seja, é uma técnica utilizada quando se deseja cativar outras pessoas e convencê-las de uma ideia diferente da delas. Essa habilidade não está necessariamente ligada a saber falar em grupo, uma vez que o uso da retórica pode ser utilizada em uma conversa entre duas pessoas.

A ideia de retórica surgiu no século V a.C., na Sicília, e foi levada para a Grécia. Por lá, ganhou extrema importância, foi estudada e desenvolvida.

Nos dias atuais, essa habilidade é muito usada por políticos para convencer eleitores de que ele é a melhor opção para representá-los. No campo do direito, essa técnica também é bem comum, uma vez que é necessário defender os direitos de outras pessoas. Vendedores e profissionais de marketing também precisam ter a retórica desenvolvida para vender seus produtos.

E a oratória, o que é?

A oratória está ligada à habilidade de saber falar bem em público, de maneira clara, objetiva e eficaz. Diferente da retórica, este conceito não tem relação com convencer o outro, mas sim fazer uma boa comunicação.

Sua origem também é datada do século V a.C., e no início era considerada um dom que aqueles pertencentes a classes sociais mais altas tinham. Isso mudou quando filósofos passaram a estudar os conceitos de oratória e classificá-la como uma habilidade capaz de ser desenvolvida, e não apenas um dom.

BÔNUS

Nós reunimos algumas dicas para desenvolver as habilidades de retórica e oratória:

Retórica

– Conheça o público e adapte a linguagem. Para diferentes grupos existem diferentes maneiras de falar.

– Organize sua apresentação. Não deixe parecer para o público que suas ideias são jogadas e sem sentido.

– Esteja aberto ao debate. Isso demonstra que você é flexível e se importa com a opinião de quem está ouvindo.

Oratória

– Tenha propriedade sobre o que está falando. Isso passa credibilidade para quem está ouvindo.

– Mantenha contato visual com os ouvintes. Quem está ouvindo vai se sentir notado e participante da comunicação.

– Invista na linguagem corporal. Saber se portar e gesticular mantém seu público focado.

Embora sejam termos com pequenas diferenças, retórica e oratória se completam na hora de construir falas boas e convincentes. Se você gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros textos que podem ajudar você a continuar crescendo cada vez mais no universo profissional:

4 passos para dominar uma apresentação em público

7 benefícios da oratória na vida profissional

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

Tags:

Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Receba artigos como este diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter gratuita.

Artigos relacionados

Continue lendo

Como fazer um currículo para o primeiro emprego: passo a passo prático

#html-body [data-pb-style=EBNXX7U]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Conseguir o primeiro emprego pode parecer um desafio — especialmente quando o medo de “não ter experiência” bate. Mas a verdade é que um bom currículo mostra mais do que tempo de serviço: ele revela atitude,

Soft Skills: o que são e 10 exemplos fundamentais para sua carreira

#html-body [data-pb-style=T3N17I8]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

As soft skills — ou habilidades comportamentais — são o grande diferencial para quem quer conquistar o primeiro emprego e crescer na carreira. Neste artigo, você vai entender o

Como montar um cronograma de estudos perfeito em 4 passos

#html-body [data-pb-style=HI844D5]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Quer organizar sua rotina e estudar de forma mais produtiva? Neste guia, você vai aprender como montar um cronograma de estudos simples, descobrir ferramentas que facilitam sua vida e ainda baixar um