Retrospectiva Enem: os 10 últimos temas de redação

Retrospectiva Enem: os 10 últimos temas de redação

Preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma pessoa usando lápis de cor ao lado de uma página do exame e um monitor exibindo o logo do Enem.
Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn

Não há dúvidas de que a redação é uma das etapas que deixam os candidatos mais ansiosos durante a preparação para o Enem, já que a nota pode ser decisiva para um bom desempenho. Por isso, se deparar com um tema sobre o qual não se tem conhecimento está entre os principais pesadelos dos estudantes que vão prestar o exame. é claro que não podemos assegurar qual será a proposta de redação deste ano, mas é possível aprender muito sobre as características da redação do Enem ao relembrar os temas das últimas edições. Vamos lá?

Retrospectiva: os temas dos últimos anos

Em suas edições mais recentes, o Enem trouxe temas importantes para as suas propostas de redação. Todos envolviam questões sociais, incentivando o diálogo e o posicionamento dos candidatos sobre os mais variados problemas da sociedade brasileira. Sendo assim, a característica mais marcante das redações do exame é a opção por temáticas atuais. Confira os dez últimos temas cobrados na redação do Enem:

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2009: O indivíduo frente à ética nacional

Como se preparar para a redação?

Além de conhecer as redações dos anos anteriores e as características-chave do exame, o candidato também deve estar atento ao seu processo de preparação, já que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no resultado final da prova. Confira algumas dicas:

Conheça o edital

Antes de iniciar os seus estudos, leia o edital do exame e a cartilha do participante. Atente às regras da redação e compreenda todas as questões técnicas importantes, como quantidade mínima de linhas e necessidade ou não de colocar título no texto, por exemplo. Além de conhecer a estrutura da prova, confira também quais são as competências cobradas pela banca examinadora e como elas serão avaliadas.

Leia muito!

Estar atento às atualidades é a maneira ideal de se preparar para a redação. Ao escrever o texto, a sua bagagem cultural e os seus conhecimentos adquiridos serão muito importantes! Portanto, leia muito, principalmente sobre os temas que podem ser cobrados no exame. Crie o hábito de acompanhar as notícias e as suas repercussões, procure por reportagens, documentários, filmes e textos reflexivos sobre os conteúdos e construa o seu posicionamento crítico sobre os assuntos.

Pratique bastante

Escrever uma dissertação argumentativa pode ser mais tranquilo quando você já está habituado a esse formato de texto. Então não deixe de praticar durante a preparação para a prova, OK? Procure escrever pelo menos uma redação a cada quinze dias e, quando a prova se aproximar, faça um ou dois textos por semana. Aproveite os temas das edições passadas e exercite as suas habilidades com eles, controlando também o tempo que você utiliza para executar a proposta.

Fique atento aos textos motivadores

Em algumas edições anteriores, o tema apresentado para a redação do Enem era muito amplo e poderia levar o candidato por um caminho que a banca não esperava. Por isso, treine também a sua percepção dos textos motivadores apresentados nas provas antigas. Esteja atento ao conteúdo dos trechos citados e sempre utilize-os para fundamentar o texto e auxiliar no recorte do tema em questão.

Não se esqueça da proposta de intervenção

Além de elaborar uma argumentação, o candidato também deverá apontar uma proposta de intervenção para a problemática discutida ao longo do texto. Esteja preparado para defender seu ponto de vista e também propor soluções para os temas que podem aparecer na prova. Seja claro e pontue o que deve ser feito e quem são os agentes que trarão tais mudanças.

E você, está pronto para a prova de redação deste ano? Não deixe de praticar muito e treinar as suas habilidades! A dedicação e a persistência são a chave para a aprovação. Se você está se preparando para o Enem, aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir também:

Como identificar suas dificuldades para o Enem 2019

Matemática para o Enem: O que você precisa saber?

4 dicas para não se sentir esgotado ao estudar

A Microlins pode ajudar você a alcançar a aprovação dos seus sonhos!

Conheça o Preparatório para o Enem da Microlins! São 96 videoaulas para intensificar os seus estudos, além de 480 exercícios de fixação, atividades complementares e o auxílio de tutores on-line. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

Tags:

Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Receba artigos como este diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter gratuita.

Artigos relacionados

Continue lendo

Como fazer um currículo para o primeiro emprego: passo a passo prático

#html-body [data-pb-style=EBNXX7U]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Conseguir o primeiro emprego pode parecer um desafio — especialmente quando o medo de “não ter experiência” bate. Mas a verdade é que um bom currículo mostra mais do que tempo de serviço: ele revela atitude,

Soft Skills: o que são e 10 exemplos fundamentais para sua carreira

#html-body [data-pb-style=T3N17I8]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

As soft skills — ou habilidades comportamentais — são o grande diferencial para quem quer conquistar o primeiro emprego e crescer na carreira. Neste artigo, você vai entender o

Como montar um cronograma de estudos perfeito em 4 passos

#html-body [data-pb-style=HI844D5]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Quer organizar sua rotina e estudar de forma mais produtiva? Neste guia, você vai aprender como montar um cronograma de estudos simples, descobrir ferramentas que facilitam sua vida e ainda baixar um