Profissional: como posso melhorar meus pontos fracos?

Profissional: como posso melhorar meus pontos fracos?

Dupla de pessoas em reunião de negócios discutindo planos e estratégias, com anotações em papel e laptop na mesa, em ambiente corporativo moderno.
Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn

O caminho do autoconhecimento é longo e muitas vezes muito difícil. Conseguir identificar todos os nossos pontos fracos é um desafio, afinal, ninguém gosta de mostrar suas fraquezas e se sentir vulnerável.

Aposto que se eu te perguntar quais são suas qualidades, você conseguirá listar inúmeras sem ficar horas pensando, mas porque entender nossos pontos fracos é um desafio tão grande? A questão é, pouquíssimas pessoas conseguem fazer um olhar reflexivo e entender quais pontos em si mesmos precisam ser trabalhados e desenvolvidos.

Se conhecer é muito importante, essa característica permite atuar e focar em suas principais habilidades, fortalecendo pontos de destaques em sua personalidade, mas também te auxilia a desenvolver os pontos fracos, transformando cada questão em uma possibilidade de crescimento.

Comece a se conhecer, e busque formas de desenvolver seus pontos fracos. Confira essas dicas que podem te ajudar neste processo:

 

Procure ajuda profissional

Muitas vezes nosso dia é tão corrido que cuidar da mente e do corpo é algo completamente supérfluo. Engana-se quem pensa assim, o autocuidado é muito importante pra quem deseja se conhecer internamente. Considere encontrar um psicólogo, marque algumas sessões, converse, sinta-se à vontade e quando ganhar confiança divida seus anseios, seus problemas e seus pontos fracos. Garanto que a terapia é um ótimo caminho pra desenvolver competências que possivelmente eram consideras um ponto negativo.  

 

Observe as atividades 

Desencana, ninguém é bom em tudo. Provavelmente você já deve ter executado uma atividade com êxito, seja em seu trabalho ou na vida escolar, foi reconhecido e entendeu que aquilo é algo que você se considera muito bom, mas também tem aquelas atividades que não dão nem vontade de começar, no início já sabemos que não vai dar certo, que não temos capacidade ou que algo pode dar errado. O pensamento negativo é nosso pior inimigo e quando damos conta da falta de habilidade ao executar alguma atividade o único pensamento é a frustação. 

Desenvolver essa atividade é possível, o esforço e a repetição farão com que o processo de execução seja menos doloroso. É através da realização de diferentes atividades que conseguimos entender nossos pontos fracos e desenvolvê-los, talvez não chegue no êxito, mas a grande lição é não deixar os fatores negativos influenciarem em nossa vida.

 

Pense nas recompensas que terá no futuro 

Desenvolver seus pontos fracos é uma atitude que impulsionará tanto sua vida profissional, quanto pessoal. A caminhada pode exigir mudança de postura e de conhecimento. Esteja pronto para ingressar em cursos e capacitações que o tornarão cada vez mais capacitado em todos as áreas, inclusive nas habilidades que você classifica como um ponto fraco.  

 

Rumo ao sucesso

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

Tags:

Foto de Marco Lobo

Marco Lobo

Receba artigos como este diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter gratuita.

Artigos relacionados

Continue lendo

Como fazer um currículo para o primeiro emprego: passo a passo prático

#html-body [data-pb-style=EBNXX7U]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Conseguir o primeiro emprego pode parecer um desafio — especialmente quando o medo de “não ter experiência” bate. Mas a verdade é que um bom currículo mostra mais do que tempo de serviço: ele revela atitude,

Soft Skills: o que são e 10 exemplos fundamentais para sua carreira

#html-body [data-pb-style=T3N17I8]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

As soft skills — ou habilidades comportamentais — são o grande diferencial para quem quer conquistar o primeiro emprego e crescer na carreira. Neste artigo, você vai entender o

Como montar um cronograma de estudos perfeito em 4 passos

#html-body [data-pb-style=HI844D5]{justify-content:flex-start;display:flex;flex-direction:column;background-position:left top;background-size:cover;background-repeat:no-repeat;background-attachment:scroll}

Quer organizar sua rotina e estudar de forma mais produtiva? Neste guia, você vai aprender como montar um cronograma de estudos simples, descobrir ferramentas que facilitam sua vida e ainda baixar um