influencer

As redes sociais são conhecidas como uma ótima forma de se divertir e passar o tempo, mas elas podem ser muito mais do que isso. Com o crescimento da internet, novas carreiras orientadas a ela têm surgido, como a de digital influencer. 

O influenciador pode criar conteúdo e atingir uma grande parcela de pessoas, influenciando seu estilo de vida. Graças à amplitude da internet, é possível se tornar um criador de conteúdo sobre qualquer área, por isso é uma profissão muito chamativa para diversos profissionais. 

Pensando nisso, vamos mostrar aqui como é o dia a dia do digital influencer, o que ele faz, quanto ganha, além de dicas de como você pode se tornar um. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema! 


O que é um digital influencer?
 

Um digital influencer é uma pessoa que produz diversos tipos de conteúdos para a internet e, assim, consegue influenciar seus seguidores, muitas vezes ajudando as pessoas a formar uma opinião. 

Os influenciadores não necessariamente racionalizam seu processo de influência, por fazerem isso naturalmente, ao criar seus conteúdos. Eles podem conseguir esse feito em diversos momentos, por exemplo: 

  • ao mostrar seu dia a dia; 

  • ao falar sobre os produtos que consomem; 

  • quando demonstram sua forma de ver o mundo. 


Porém, algumas vezes é, de fato, proposital. Isso ocorre, por exemplo, quando fazem propaganda de determinado produto. Muitas empresas contratam os criadores de conteúdo para ajudarem em sua
campanha de marketing, a fim de levar o público para a marca. As parcerias são onde os influencers recebem grande parte da sua renda. 

Grande parte dos digitais influencers trabalham somente com publis. Porém, existem casos em que o influenciador também trabalha em outra área, sendo até dono do próprio negócio. Assim, eles usam as redes para promover a própria marca e potencializar suas vendas por meio de sua influência. 


Por que os influenciadores digitais são tão relevantes hoje no Brasil?
 

As redes sociais estão muito presentes na vida das pessoas. Segundo o relatório da Resultados Digitais, quase 80% da população brasileira está presente nas redes sociais, mais especificamente 171,5 milhões de usuários. 

Além da quantidade de pessoas que utilizam as redes, vale ressaltar o tempo que elas passam navegando. A média brasileira é de quase 4 horas por dia, 53% maior que a média global. 

Com todas essas informações sobre a quantidade de tempo e pessoas que usam esses meios, fica fácil entender por que os influencers têm tanta relevância no país. 

As pessoas são influenciadas constantemente por diferentes pessoas na internet. A demanda por esse tipo de serviço só cresce. A gente busca entretenimento diferente a todo tempo, então há público e interesse sobrando para novos digitais influencers. 


O que faz um digital influencer?
 

Um digital influencer não vive apenas de influenciar as pessoas, afinal, ninguém veria um conteúdo só por isso. A seguir, separamos as principais funções de um criador de conteúdo, para te ajudar a entender melhor sobre essa profissão. Confira! 


  • Faz conteúdos 

Existem diversos modelos de conteúdos na internet. Um digital influencer é capaz de criar das mais diferentes maneiras, muitas vezes, até mesclando modos distintos. 

Cada rede social tem sua forma de entreter. Com o YouTube é possível criar vídeos longos e, embora a plataforma já possua ferramentas de criação de conteúdos diferentes, esse não é o foco dela. 

Com o TikTok, as pessoas criam vídeos rápidos de, no máximo, três minutos. Essa é uma forma de entretenimento muito interessante para o dia a dia. 

Através do Instagram é possível publicar fotos, sejam elas bem-produzidas ou mais comuns. Além disso, é possível publicar os storys, uma forma de se conectar com o público mostrando mais sobre a sua rotina. 

Também existe o Twitter, para escrever pequenos pensamentos diários; os blogs, para escrever sobre determinado assunto; o Telegram, para ter um grupo mais próximo com alguns seguidores; entre outros. 

  • Divulga produtos 

Muitas empresas buscam pelos digitais influencers para promover o seu produto. Como a internet é cheia de nichos, é comum que os negócios procurem pessoas que se encaixem com o tipo de produto ou serviço que estão tentando vender. 

Por exemplo, uma marca de maquiagem buscará uma pessoa que fale sobre o assunto, assim como uma empresa de tecnologia prefere alguém que entenda e aborde sobre esse tema em suas postagens. 

Por isso, não precisa se preocupar achando que não conseguirá parcerias porque seu conteúdo é muito específico, pois sempre tem alguém querendo saber algo e uma empresa querendo vender um produto relacionado. 


  • Interage com os seguidores 

A interação com os seguidores é uma das partes mais importantes do trabalho. Não basta só postar conteúdos e nunca, de fato, falar com quem te segue. Os usuários de rede social não costumam gostar de pessoas distantes. 

Por isso, responder a comentários, perguntas e interagir com as pessoas é essencial para o sucesso na área de criação de conteúdo. 


  • Quanto ganha um influencer digital? 

Essa é uma pergunta difícil de responder, visto que a variação de faturamento dos influencers é enorme. Tudo dependerá do nicho que você faz parte, quantos seguidores você tem, sua capacidade de fazer parcerias com empresas, de quais redes você faz parte, entre uma série de outros fatores. 

Por esse motivo, a faixa de remuneração é bem ampla. De acordo com dados da IZEA, pode variar entre 4.500 mil e 160 mil reais por postagem, a depender da categoria de influencer, como nano, micro, macro, mega e celebridade. Ou então, por tipo de conteúdo, como post, vídeo e stories. 


Como ser um influenciador em qualquer profissão?
 

Após aprender tanto sobre essa profissão, é muito provável que você tenha se interessado. Pensando nisso, preparamos este tópico para você com as principais dicas de como se tornar um influenciador em qualquer profissão. Confira! 


  • Escolha seu nicho 

Se você quer conseguir ganhar seguidores e mantê-los, escolher um nicho é um bom primeiro passo. Afinal, seu conteúdo pode ficar um pouco confuso se você não ter foco em suas metas. 

Uma boa dica para escolher seu nicho é, caso você já tenha uma carreira profissional, procure fazer conteúdos relacionados a ela. Assim, você pode se desenvolver ainda mais na profissão e ser visto como referência e especialista na área. 


  • Participe ativamente das redes sociais 

Se você deseja se tornar um digital influencer, precisa ter presença nas redes sociais. Você deve encontrar uma forma de interagir com seu público, deixando-o mais próximo. Para aqueles que estão começando, é interessante ter um perfil nas principais redes sociais, assim, fica mais fácil te encontrar na internet. 


  • Crie conteúdos relevantes 

Não ache que qualquer publicação vai te tornar um influencer. É preciso investir em conteúdos de qualidade e que sejam relevantes. O ideal é criar conteúdos que gerem identificação com o público, respondam suas principais dúvidas e entreguem algo de valor. 

Mesmo que seja um vídeo mostrando seu dia a dia, tente torná-lo interessante para seu público, entenda por que alguém assistiria seu vídeo e como você pode atrair pessoas nesse sentido. 


  • Invista em marketing pessoal 

Para se tornar um influenciador, é preciso desenvolver algumas habilidades de autopromoção. Por isso, invista em marketing pessoal, finanças e práticas de vendas, visando se apresentar corretamente no meio digital e saber gerir sua marca pessoal. 

Viu como ser digital influencer pode ser uma boa opção para você? Essa é uma carreira muito ampla e cheia de possibilidades, podendo ser um bom caminho tanto para novos profissionais quanto para aqueles já estabelecidos no mercado. 

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