Dicas de auto expressão: como falar sobre você pode impulsionar sua carreira
A auto expressão no ambiente profissional e sua importância
Em um ambiente profissional saturado, onde as competências técnicas muitas vezes se equiparam, a capacidade de se expressar de maneira autêntica torna-se um elemento distintivo.
A auto expressão no trabalho é super importante e ela não se trata de apenas falar de você, mas mostrar quem você é, como você pensa e como você se destaca dos concorrentes.
E você consegue mostrar sua personalidade não só através da fala, mas de suas ações, atitudes e gestos
Como você encara desafios ou como se disponibiliza para a sua equipe podem transformar a sua reputação profissional. Você é notado(a) e valorizado(a)!
No final das contas, ser você mesmo no trabalho impulsiona a sua carreira e te dá mais autoconfiança para alçar novos voos.
E falando sobre auto expressão, não podemos deixar de falar sobre uma comunicação assertiva, que deve ser firme, consistente e alinhada às suas expectativas no mercado de trabalho.
Mas lembre-se que passividade não é a mesma coisa que agressividade!
Quando não temos confiança e um medo incessante da rejeição, perdemos oportunidades valiosas de crescer e ampliar nossos horizontes.
Por isso, não leve tudo para o coração e saiba separar o pessoal do profissional sempre que puder!
Além disso, quanto mais você praticar a sua oratória e a forma que você se posiciona, melhores serão os seus resultados e a sua comunicação.
E que tal aprender a praticar uma comunicação assertiva e a ampliar o seu poder de auto expressão?
Como praticar a comunicação assertiva e melhorar a auto expressão
Comunicar-se de maneira clara, transparente e assertiva é uma habilidade essencial para o sucesso profissional.
Essa abordagem não apenas facilita a compreensão, mas também estabelece uma base sólida para relações profissionais saudáveis.
E como queremos que você amplie seus conhecimentos e técnicas de auto expressão, confira nossas dicas para trabalhar isso:
Estabeleça seus objetivos
Antes de começar a falar, mantenha na sua cabeça exatamente o que você quer comunicar. Assim, quando você iniciar o diálogo, provavelmente não vai se perder e conseguirá transmitir sua mensagem.
Utilize uma linguagem transparente
Evite ambiguidades e vá direto ao ponto ao expressar suas ideias! Ao se comunicar de maneira clara, você evita imprevistos e mal-entendidos.
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Não se esqueça de ouvir
A comunicação é uma troca, então não se esqueça de ouvir também a outra pessoa, com atenção e demonstrando interesse genuíno. Isso só vai te proporcionar benefícios na carreira e na vida pessoal!
Evite generalizar as coisas
Quando você estiver se comunicando, evite generalizar o assunto. Seja específico(a) e torne suas mensagens mais objetivas e compreensíveis.
Tenha atenção à sua linguagem corporal
O corpo também fala! Então, evite poses ou gestos que pareçam agressivos ou pouco profissionais.
Lembre-se sempre de fazer contato visual com quem você está conversando, focando no que está acontecendo no momento.
Adotando nossas dicas, você vai melhorar suas habilidades de comunicação, se sentir mais confiante na sua carreira e ainda tornar o ambiente de trabalho mais leve e transparente.
Viu só como uma comunicação assertiva te ajuda a aprimorar a sua autoexpressão e ter mais sucesso na vida profissional?
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