Habilidades interpessoais: 4 coisas que você precisa saber
é comum que muitos profissionais se preocupem com o aperfeiçoamento de suas qualidades técnicas e conhecimentos essenciais à sua profissão, mantendo-se atentos à maneira como seus currículos podem despertar a atenção dos recrutadores. No entanto, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, tais qualidades não são mais suficientes, e as habilidades interpessoais são agora essenciais para todos os profissionais que desejam se destacar. Neste post nós te explicamos o que são essas qualidades e quais delas você precisa desenvolver para se sobressair! Confira.
O que são as habilidades interpessoais?
As chamadas habilidades interpessoais estão diretamente relacionadas à capacidade de nutrir bons relacionamentos com as pessoas à sua volta, gerando relações e resultados positivos a partir desse contato. Um ambiente em que todos conseguem manter relações saudáveis e fortes entre si garante uma comunicação clara e também incentiva a proatividade, a criatividade e o trabalho em equipe.
Nesse sentido, o desenvolvimento dessas habilidades no ambiente profissional é de extrema importância. No entanto, para desenvolvê-las é necessário estar preparado para dialogar com as próprias emoções, permitindo que razão e emoção andem lado a lado, complementando-se, e não agindo como impulsos opostos.
Cinco habilidades interpessoais essenciais
Sentimento de empatia
Ser empático é uma habilidade fundamental para desenvolver bons relacionamentos com os seus pares no ambiente profissional. O ato de se colocar no lugar do outro é um diferencial, e está relacionado à capacidade de ouvir as opiniões e colocações feitas ao seu redor. O processo de comunicação é incompleto e repleto de falhas se o ouvinte não der atenção ao que está sendo comunicado a ele.
Portanto, aprender a ouvir os outros é uma habilidade importante para todos os profissionais, em todas as carreiras e cargos. Dar espaço ao diálogo e estar atento aos apontamentos dos colaboradores é essencial para que os gestores compreendam as demandas da empresa. Ao ouvir o outro e conversar de maneira horizontal, é possível ter novas ideias e buscar soluções eficientes em equipe.
Assertividade na comunicação
Saber ouvir é importante, mas ser capaz de se expressar também é. Nesse sentido, comunique-se com clareza, ou seja, expresse-se sempre de maneira direta para os seus interlocutores. Respire fundo e projete as suas ideias sem pressa, dando atenção às colocações daqueles com quem você está conversando.
A assertividade e a facilidade de se comunicar ainda se estendem para além dos memorandos ou comunicados. No âmbito profissional, é necessário estar disposto a dialogar com seus colegas de trabalho em todos os momentos, seja durante um café descontraído no meio da tarde, seja em uma reunião de negócios, por exemplo.
Educação e cordialidade
Apesar de soar um pouco evidente, a educação e a cordialidade são, de fato, elementos essenciais para que você mantenha boas relações com as outras pessoais. é oportuno lembrar que no ambiente profissional existe a chance de conviver ou trabalhar ao lado de pessoas com opiniões, valores e vivências muito diferentes dos seus.
Por isso, tratar bem as pessoas à sua volta garante que você irá respeitá-las e também que você será respeitado. Dessa maneira, é possível garantir um relacionamento saudável e benéfico para todos. Deixe sempre as diferenças de lado e trabalhe de maneira horizontal, valorizando as boas maneiras com todos a sua volta.
Inteligência emocional
Aprender a lidar com as próprias emoções pode ser desafiador, não é mesmo? Por esse motivo, a inteligência emocional é fundamental para que você desenvolva a sua capacidade de lidar com elas de maneira saudável e aprenda a usá-las em seu benefício! Assim você conseguirá agir de maneira consciente, refletindo sobre qual é a atitude ideal para ser tomada no momento presente, e de que maneira essa ação pode influenciar os resultados que você almeja.
Além disso, a inteligência emocional permite que você reconheça as suas próprias emoções e também as emoções daqueles à sua volta. Como resultado, o convívio social torna-se mais prazeroso e a construção de relacionamentos se dá de maneira mais positiva! Se você gostou do tema, não deixe de conferir também como a inteligência emocional pode te ajudar!
E você, concorda que essas habilidades são partes essenciais de um bom relacionamento interpessoal no mercado de trabalho? As habilidades interpessoais são muito bem vistas nos profissionais atuais, mas também podem trazer grandes benefícios para os seus relacionamentos familiares e amizades.
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