Tempos verbais em inglês: present perfect
Um dos tempos verbais que mais provoca dúvidas no inglês é o present perfect. São muitos os usos dele, e para você entender quando utilizá-lo, o melhor mesmo é estudar bastante para se acostumar e falar de maneira natural. Para te ajudar, nós separamos alguns tópicos para responder às questões principais e te incentivar a seguir firme nos estudos.
Visão geral
O que torna o presentperfect diferente de outros tempos verbais é o fato de não haver um correspondente no português, impossibilitando o hábito de traduzir a frase antes de falar. Por isso, você precisa mesmo entender como ele funciona diretamente no inglês.
Na língua portuguesa, nós temos três tempos bem definidos: passado, presente e futuro. O presentperfect bagunça nossa concepção por se configurar como algo entre o passado e o presente, possuindo uma ligação com os dois.
Estrutura
A forma do presentperfect é a seguinte:
Subject + have/has + past participle
O pastparticiple dos verbos regulares é formado com a terminação –ed. Já com os verbos irregulares, é preciso aprender a forma de cada um deles. Veja os exemplos:
I have done my homework. – Eu fiz meu dever de casa.
She has worked. – Ela trabalhou.
Você pode usar também a forma contraída do verbo, conforme o exemplo:
I've done my homework. – Eu fiz meu dever de casa.
She's worked. – Ela trabalhou.
A forma negativa é feita conforme os exemplos:
I have not done my homework. – Eu não fiz meu dever de casa.
I haven't done my homework. – Eu não fiz meu dever de casa.
She has not worked. – Ela não trabalhou.
She hasn't worked. – Ela não trabalhou.
Quando usar o present perfect
Não é possível definir uma regra geral que explique totalmente a utilização do presentperfect. Uma compreensão total dos seus sentidos só vem com muito treino. Para te ajudar, separamos alguns casos que pedem essa terminação verbal:
- Utilizamos o presentperfect para falar sobre ações que se iniciaram no passado e ainda se estendem para o presente, como em:
I've studied here since 2008. – Eu estudo aqui desde 2008.
I've worked as a designer for a long time. – Eu trabalho como designer há um bom tempo.
- Podemos utilizar esse tempo verbal quando desejamos falar sobre algo que aconteceu no passado, mas ainda possui efeitos no presente, como:
I've lost my keys! – Eu perdi minhas chaves!
A frase acima é um ótimo exemplo para entendermos como o presentperfect depende do contexto da frase e não deve ser visto isoladamente. Neste caso, refere-se a uma pessoa que perdeu as chaves, mas ainda continua na busca enquanto fala, ou seja, com efeitos no presente. Vamos utilizar o pastsimple para comparar o sentido. Veja:
I lost my keys last week. – Eu perdi minhas chaves semana passada.
Nesse caso, perder a chave é algo que aconteceu no passado (semana passada). O interlocutor não a procura mais, e é um caso encerrado.
- O presentperfect também é utilizado quando você precisa falar sobre algo que aconteceu no passado, mas você não sabe quando isso aconteceu ou não importa para o discurso. Essa falta de exatidão temporária pede o uso dessa forma verbal, conforme os exemplos:
I have been in Switzerland once. – Eu estive na Suíça uma vez.
I've studied a lot. – Eu estudei muito.
Perceba que as ações aconteceram, mas não mencionamos quando. Vamos comparar novamente com o pastsimple:
I went to Switzerland last year. – Eu estive na Suíça ano passado.
I studied a lot yesterday. – Eu estudei muito ontem.
Pelas regras do inglês, o simple past exige uma demarcação exata de tempo, com uma ideia maior de finalização. Já o present perfect é utilizado quando não se tem essa exatidão ou ela nem mesmo importa.
- Quando você quer perguntar se algo já aconteceu alguma vez na vida da pessoa, sem a necessidade de precisar quando, pode usar o presentperfect com a palavra ever, como nos exemplos:
Have you ever traveled to Spain? – Você já viajou para a Espanha?
Has she ever studied in Brazil? – Ela já estudou no Brasil?
As respostas para as questões acima serão frases parecidas com o caso 3.
- Podemos usar o presentperfect para falar de ações que acabaram de acontecer, pouco antes do momento da fala. Veja os exemplos:
I've cut my finger! – Cortei meu dedo!
Look, the police has arrested that guy. – Olha, a polícia prendeu aquele cara.
Você também pode utilizar os advérbios just e already, conforme os exemplos:
I've just cut my finger! – Eu acabei de cortar meu dedo.
I've already passed the money to you. Check your account. – Eu já passei o dinheiro para você. Olhe sua conta.
O ideal é você aprender os exemplos principais e estudar bastante, assistindo a filmes, lendo e frequentando as aulas. Com o tempo, você se acostumará com esse tempo verbal e irá utilizá-lo de maneira natural, sem nem pensar!
Quer mais dicas de inglês? Então continue acompanhando o nosso blog:
<a href="https://www.microlins.com.br/noticias/ingles/voce-sabe-o-que-sa