Como usar a função PROCV no Excel
Esta função serve, basicamente, para procurar valores específicos em uma planilha e exibir resumidamente. Ou seja, quando você tem um documento com inúmeros dados, mas tem que sintetizar algumas destas informações em outra, é só usar a função PROCV - ou PROCH -, de acordo com o formato do seu documento do Excel.
Quando as informações estão dispostas verticalmente (ou seja, por colunas), você usa a função PROCV no Excel (“V” de vertical); já no caso das planilhas horizontais, a variável do comando muda para PROCH (“H” de horizontal). De fato, a função ajuda e muito a gerenciar planilhas com muitos dados.
Essa função é tão importante que sempre é exigida nas avaliações de candidatos das empresas quando o posto requer conhecimentos do Excel. Digamos que o empreendimento trabalhe com bancos de dados de produtos: a PROCV é capaz de encontrar os itens e preços de cada um quando usada corretamente.
Como usar a função PROCV
Pra entender melhor PROCV e como usar, vamos usar o seguinte exemplo:
Em primeiro lugar, entenda a sintaxe da função:
PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo])
valor_procurado: define a célula ou número que estamos procurando.
matriz_tabela: identifica o lugar (tabela) na qual vamos procurar os dados.
núm_índice_coluna: determina o número de coluna que vai servir como fonte dos dados.
[procurar_intervalo]: usada quando você quer que PROCV detecte uma correlação precisa ou aproximada.
O que vamos fazer é identificar o valor da compra em função dos dados contidos na coluna dos clientes. No exemplo citado, na célula B13 é onde vamos digitar o nome do cliente que queremos cruzar com os preços. Dessa forma, na célula B14 vamos efetivamente digitar o comando para ter o resultado na célula imediatamente acima.
Em primeiro lugar, escreva a função =Procv( na B14. Após isso, dê um clique na B13 (ou escreva B13 na mesma). Uma vez que selecione a célula onde vai aparecer o resultado, digite “;” (ponto e vírgula). Agora, chegou a vez de selecionar o intervalo onde faremos a busca, para isso, selecione o quadrado que compreende as células B3 a E11.
Até agora, nossa fórmula está ficando assim:
=Procv(B13;B1:E11;
Na sequência, selecionaremos a coluna com o resultado que esperamos obter. Se queremos que o resultado devolvido seja o preço, digitamos “4” e, novamente, “;”. Agora chegou a hora de completar a fórmula e fechar a função escrevendo FALSO. No caso, o resultado final será esse:
=Procv(B13;B3:E11;4;FALSO)
No nosso exemplo, usamos FALSO. Se você escrever VERDADEIRO ou diretamente deixar em branco, a função vai proporcionar, sempre que não encontre exatidão, o valor maior que esteja mais perto do que você estabeleceu.
Se quisermos, por exemplo, saber qual é o valor da compra de “Júlio Paiva”, basta digitar seu nome na célula “CLIENTE” e o resultado aparece logo abaixo:
Você também pode “inverter” a fórmula e procurar quem foi que gastou um determinado valor na compra - pro caso de não encontrar uma nota fiscal, por exemplo. A função sempre devolve os resultados exatos e se você escrever exatamente de acordo como figura na célula de busca. Por exemplo, se você esquecer de colocar o acento em “Julio Paiva”, o valor devolvido será N/D.
Venha para a Microlins!
A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Excel da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!