Como fazer um histograma no Excel
Você sabe qual a diferença entre um gráfico de barras e um histograma? Embora pareçam bem semelhantes, eles possuem usos e estruturas diferentes. Um histograma é uma ferramenta usada para representar a frequência em que algo acontece e suas barras estão sempre na vertical e juntas, pois cada uma representa a frequência de um intervalo de valor contínuo.
Já o gráfico de barras tem a função de representar dados com diferenças e variações, além de poder ser usado na vertical ou horizontal e ter cada uma das formas separadas por espaços.
Neste post, a Microlins ensina a você como fazer um histograma no Excel 2013, de forma simples e usando as ferramentas oferecidas pelo programa. Consideramos a faixa etária dos funcionários de uma empresa para esse exemplo.
Criando um histograma no Excel 2013
1) Em um novo documento, crie uma tabela com as informações que você possui para o gráfico. Com as colunas de intervalo de idade e frequência (quantidade de funcionários em cada faixa etária).
2) Selecione os dados inseridos na tabela e vá em “Inserir”, depois em “Inserir Gráfico de Coluna” e escolha a primeira opção “Colunas Agrupadas”.
3) Clique sobre “Título do Gráfico” para alterar o texto com o título que desejar.
4) Na parte superior, em “Design”, clique em “Adicionar Elemento Gráfico”, depois em “Títulos dos Eixos” e acrescente títulos na horizontal ou vertical, como desejar.
5) Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Formatar Série de Dados”.
6) Um histograma tem como padrão a ausência de espaçamento entre as colunas, já que isso o diferencia de um gráfico de barras. Para alterar esta opção, vá até a janela aberta ao lado, localize a opção “Largura do Espaçamento” e substitua a porcentagem que houver por 0.
7) Ao tirar o espaçamento, as barras se juntam e, para facilitar a visualização, é interessante colocar uma borda que separe uma coluna da outra. Na janela “Formatar Série de Dados” ao lado, clique no símbolo do balde de tinta, depois em “Bordas” e defina a opção “Automática”. Escolha a cor que preferir.
Pronto, seu histograma foi criado de acordo com os dados e preferências.
Agora que você já sabe como um histograma é simples de fazer, confira também as fórmulas de Excel mais usadas por profissionais de RH que podem ser úteis no desenvolvimento do seu trabalho.
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