Promotor de Vendas: O que faz e como se destacar na profissão?

Quem trabalha com vendas sabe que se destacar nessa área é algo que demanda muito esforço e dedicação própria, afinal, para ser um promotor de vendas não é necessária nenhuma formação especifica, apenas treinamentos e cursos. Muitos até dizem que ser vendedor é um dom, mas ao contrário do que imagina, ser vendedor é conhecer todos as técnicas da área. 

Dentro do processo de vendas existem muitas etapas, no entanto as atribuições ainda são um tanto quanto confusas, afinal um promotor de vendas é diferente de um vendedor. 

 

O que faz um promotor de vendas?

Ele é responsável por elaborar estratégias e táticas para aumentar a visibilidade dos produtos da marca, dentre suas principais funções está:

  • Impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria;
  • Executar as estratégias de marketing de vendas;
  • Oferecer o produto por meio de técnicas;
  • Construir um bom relacionamento com o cliente; 
  • Criar estratégias de vendas e disposição de mercadorias; 
  • Elaborar relatórios informando sobre ações dos concorrentes.

Para ser um bom profissional é necessário ser muito proativo e ter paixão por atendimento, afinal você passará boa parte do seu dia atuando com o público.

Se você quer se destacar e conquistar as melhores vagas da área, confira essas 5 dicas. 

 

Entenda tudo sobre vendas 

A função do promotor de vendas é diferente do vendedor, mas isso não significa que o promotor de vendas não efetue a venda direta, ele precisa entender tudo sobre esse universo para conseguir colocar suas habilidades em prática, por exemplo: um promotor de vendas que atua no mercado, deve saber tudo sobre o produto e seus concorrentes para conseguir organizar a mercadoria de forma que chame a atenção e se destaque no meio de tantos outros produtos iguais. 

Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade  

Um dos fatores que mais impactam a venda é o bom atendimento com o cliente, ele pode estar presente antes, durante ou depois da concretização de uma compra. Esse suporte faz toda a diferença na experiência que o cliente tem ao adquirir o seu produto, uma má impressão pode gerar comentários que impactam de forma negativa na empresa. 

Entender como abordar um consumidor de maneira correta é primordial para quem deseja trabalhar com vendas. Muitas vezes nos deparamos com vendedores que não estão aptos para a função e acabam até prejudicando uma compra do consumidor.

Uma pesquisa realizada pela Sercom em parceria com o Instituto Qaulibest, apontou que 94% das pessoas desejam mudanças no atendimento do consumidor, ou seja, se sua empresa preza por um bom atendimento, ela será destaque positivo no mercado. 

 

Sugira ideias e melhorias 

O dia a dia do promotor é bem agitado, e muitas vezes você não terá o seu supervisor te acompanhando nas tarefas, por isso, você deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor, só assim será possível sugerir melhorias. Além disso, saberá dar um feedback sobre as campanhas de marketing, se foram efetivas para as vendas ou não. 

Não tenha receio, sugerir ideias e melhorias é uma ótima maneira de se destacar como promotor de vendas.  

 

Seja criativo 

Todo bom promotor deve ter a liberdade para criar e inovar, não é só expor o produto, é destacar e aumentar a visibilidade do mesmo. Use a abuse da criatividade, impulsione suas vendas e quando encontrar um empecilho, inove novamente. 

 

Conheça a fundo sobre o produto que você está vendendo 

Quando falamos em conhecer, não é apenas saber o nome ou a marca do produto, mas sim entender que você irá promover e, para isso é necessária uma pesquisa profunda da marca, conhecer quem é o público alvo que determinado produto atinge, os pontos de venda que mais chamam atenção e consequentemente geram vendas, ações e estratégias que funcionarão com seu produto, produzindo bons resultados.


Se você curtiu a ideia se ser um promotor de vendas e já quer começar na frente dos seus concorrentes, vem com a gente! A Microlins pensou em você e desenvolveu um curso que visa estudar todas as habilidades e técnicas necessárias para promover e/ou vender mercadorias, produtos e serviços em qualquer estabelecimento do comércio.