Júnior, pleno ou sênior? Qual a diferença?
Os termos júnior, pleno e sênior são denominações para cargos no mercado de trabalho. Eles estão relacionados com o tempo de experiência do profissional, seu conhecimento da área e sua capacidade de assumir responsabilidades. Outros critérios podem ser adotados por cada empresa e moldar as especificações da vaga. Porém, é possível explicar esses termos, já que eles seguem algumas definições gerais. Confira!
Júnior
Refere-se a alguém que está no início da carreira em uma determinada função, que pode ser recém-formado na faculdade ou ter acabado de mudar totalmente de área, por exemplo. Geralmente não exerce um trabalho muito específico e não participa decisivamente das decisões mais importantes da equipe. Considera-se pertencente a essa categoria quem está no mercado há 3 anos ou menos, no geral.
O profissional júnior tem o conhecimento técnico, mas ainda não possui muita experiência. Por isso, ele precisa da supervisão dos seus gestores, revisando os trabalhos e oferecendo feedbacks. O objetivo é se desenvolver dentro da profissão e ganhar vivência para exercer funções mais complexas no futuro. Devido ao fato de contar com responsabilidades menores, os salários costumam ser mais baixos e se localizarem próximos ao piso da área.
Vamos usar como exemplo um profissional de marketing. Ao ocupar um cargo júnior, ele será responsável por ajudar no planejamento de campanhas, monitorar o Facebook ou criar peças publicitárias que passarão pela revisão do diretor de arte, por exemplo.
Pleno
O profissional já está apto a exercer “plenamente” a profissão, o que ocorre após cerca de 4 anos de experiência. Costuma receber tarefas mais específicas, contando com mais responsabilidade e tendo menos espaço para os erros comuns do início. é a partir dessa fase que muita gente começa a procurar cursos de pós-graduação ou de especialização, por exemplo.
A vivência na área confere ao profissional um poder maior de decisão, dando o conhecimento necessário para que ele consiga resolver problemas e assumir responsabilidades maiores do que alguém no cargo júnior. A pessoa já pode produzir análises e relatórios aprofundados e emitir ideias mais assertivas sobre a área. Devido ao tempo de carreira e às funções exercidas, os salários podem ser maiores.
Um profissional de marketing pleno pode produzir imagens e textos sem necessariamente passar pela revisão de um diretor, além de participar mais decisivamente da elaboração das campanhas e da medição dos resultados, por exemplo.
Sênior
O profissional já possui uma ampla vivência no mercado, o que ocorre a partir dos 7 a 10 anos de carreira. Possui um conhecimento apurado e já está totalmente acostumado com a rotina e com o desempenho de suas funções. é aquela pessoa que “chega e resolve”, já conhecendo os problemas e contando com a experiência suficiente para resolvê-los.
O funcionário sênior está apto a exercer cargos de liderança, coordenar equipes e participar de reuniões importantes, por exemplo. Pode exercer funções bem específicas e com uma intensa carga de responsabilidades. é um profissional cobiçado no mercado, e geralmente os salários são altos se comparados com posições de júnior ou até mesmo de pleno.
Voltando ao exemplo do marketing, o analista sênior pode coordenar equipes, gerenciar todas as campanhas de publicidade, monitorar os resultados e apresentá-los aos diretores, além de trabalhar com a prospecção de novos negócios, por exemplo.
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